segunda-feira, 8 de março de 2010

Velinhas por Leandro...


Leandro faz-me questionar o país que outrora me fazia encher de orgulho… Leandro é ou melhor (era) um menino entre milhares de meninos que hoje sofre de agressão de nome moderno “Bullying” nem capazes somos de dar nome em português ao fenómeno que invade o terreno a cargo de um estado que deveria educar, prevenir e proteger os homens de amanhã (maus tratos, abusos, desrespeito, humilhação psicológica, física etc…etc…) nas barbas de quem deveria amparar e acautelar…

Eu pago tu pagas nós pagamos os vencimentos destes inertes (director executivo) (vigilante ou continuo) que deveria estar na porta de uma escola pública Luciano Cordeiro (que é de todos nós) a quem confiamos as nossas crianças… onde estavam estes Senhores? Na hora em que as queixas não saíram da instituição? Onde estavam estes indolentes quando esta criança abandonou a escola antes das aulas terminarem e determinou a sua morte?

De que formula está o nosso dinheiro a ser gasto? Quando o dever não é cumprido? Quando um director de uma Escola recebe uma denúncia de maus-tratos dos pais de um aluno, não deveria encetar um processo de denúncia à Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, se é incapaz de agir dentro da escola? Investigar? Questionar?

Quando esta criança deu entrada num hospital publico vitima de agressão as autoridades policiais não tem por obrigação intervir, denunciar, averiguar? Os próprios médicos não têm esse dever deontológico?

Ora esta criança passou pelas malhas de um estado inapto e incapaz de a defender e proteger será isto possível nos tempos de hoje? Aceitável?
Ouvir hoje a ministra da Educação (Isabel Alçada) incapaz de dar respostas e dizendo que aguarda o inquérito, que inquérito??? Alçada de outrem que não ela, como é fácil não querer saber a tempo e horas, que a responsabilidade é de todos nós está na cara, que falhamos dia após dia nesta sociedade.

O porquê do director não ter actuado?
O porquê do auxiliar que deveria estar á porta da escola não estar no seu local de trabalho?
O porquê das autoridades policia que se encontram nos hospitais públicos não terem tomado conta da ocorrência de agressão?
O porquê dos médicos que receberam o Leandro não terem denunciado as agressões? Qual inquérito esperamos nós?

Um dia bastava para inquerir procedimentos de meia dúzia de intervenientes sem intervenção… não nos façam de tontos, poupem-se a palavras vãs e ocas de sentido.

Respostas é o que queremos e rápidas, céleres e dignas capazes de nos fazer acreditar que não veremos mais “Leandros” desesperados e mal tratados por esta sociedade desprovida de valores e responsabilidade.

Onde está a responsabilidade civil da escola pelos actos dos seus alunos?

As escolas são responsáveis pela integridade física de seus alunos. Quais foram as medidas que a Escola tomou? Esse director que se esconde e está amordaçado entre remorsos, não deveria estar suspenso desde já?

Ignorando simplesmente que era coisas de crianças… crianças nos tempos de hoje longe das crianças de outrora. Estão preparados os docentes para o flagelo que está a minar e a levar a comportamentos de risco de nome “bullying?

Creio que o dever da escola não é somente proporcionar conhecimento, mas também formar cidadãos responsáveis, solidários e que possam contribuir à nossa sociedade.
Não seremos todos nós responsáveis pela morte de Leandro? Não deveríamos todos ser condenados por homicídio permissivo? Eu me condeno nesta minha tolerância a um estado condescendente!
Mrs. Indigitada