domingo, 30 de março de 2008

Aéro...fo...bia




Aéreo…”fora-se” mais a bia… que dupla, capaz de me fazer suar horas a fio no antes, durante e depois… só de pensar em entrar num boieng…

Já fiz alguns baptismos radicais, numa avioneta de instrução nuns voos rasantes fui obrigada a sentir a adrenalina num sobe e desce pelos céus em manobras de exibicionismo (até senti a "moleirinha" colada ao crânio com tanta oscilação) o instrutor de voo ria-se, vitorioso pela façanha…disposto a arriscar a vida quando me disse vá não custa nada puxe para si e sobe, agora empurre e desce…fácil não? Não tem nada que saber é rudimentar puxa-se e empurra-se a ver se cai…

Entrei num tiq-teco de nome ultra-leve tão leve que o depósito da gasolina mais parecia um garrafão de 5 litros ao contrário e as 2 cadeirinhas (sem pés) de uma esplanada comidas do sol, 2 asas e 3 roditas (tipo as dos atrelados para cães de caça) e zugaaa levantei voo, pode-se desligar lá nas alturas sem risco dizia o piloto, e assim o fez desligou o ronco e planei pela lezíria, desfrutei da beleza verdejante senti o ar puro e o vento no rosto…Indescritível!

Entrei num helicóptero com mais 4 entusiastas e lá sobrevoei as mansões em arredor do aeródromo todo o cockpit era envidraçado (sensação estranha olhar para os pés e ver os retalhos coloridos, as parcelas divididas de terrenos de cultivo) há quem queira o mundo a seus pés, eu já vi o mundo através deles!

Mas não me bastou as experiências menos ortodoxas que sem pensar duas vezes repetiria, os meus cagaços são com asas maiores, de perder o total control, ficar vedada a visionar o que se passa nos comandos das operações, sentir na pele que nada poderei prever obrigando-me a ficar alerta durante todo o percurso.

O ritual pré-viagem é um pouco doentio, nunca me levam muito a sério, entrego uns envelopes fechados a quem fica, onde escrevo tudo que realmente é importante em caso de entrar em Queda Livre indo ao pormenor de deixar as palavras de conforto para que não fique nada por dizer … as palavras que nunca te direi aterrorizam-me, por isso as escrevo para exorcizar os meus demónios.

Esta que ai vem vai ser a mais longa 10h de tormento, andei a indagar alguns comportamentos, quem bebe em terra habilita-se a ficar embriagado no ar pois o efeito duplica, tomar uns drops também não me parece boa ideia, o programa ganhar asas da Tap por momentos está estacionado, lá me resta um livro calmante, boa música e um cadernito para as notas e rezar até aterrar!
Devo ser cá uma encomenda durante o voo, não sei disfarçar topam-me a léguas o pavor, as mãos suadas. Já tive um desconhecido a meu lado num voo de 2h30 que aproveitou a viagem para me aguçar a atenção e divertire-se à minha conta (olhe lá a asa, não está a abanar muito?) (agora é que isto cai) e (esse livro não exige mta concentração?) (não quer antes o meu espresso) xiça que o homem não tirava os olhos de mim com um sorriso torçista, sempre a atormentar-me os sentidos, espero que desta me saia na rifa uma alma de viagem mais animadora!

Mrs. Indigitada

4 comentários:

Anónimo disse...

olá,

passei por aqui, para ler o teu blog. agora, mais acordado...
não sabia que tinhas aerofobia. A ida a Cuba deve ter sido um pesadelo, preparado no tempo. Já passou....
Os outros posts, comento depois
um beijo, green

Em Queda Livre disse...

Obrigada pela visita, o pesadelo foi ultrapassado aterrei no paraiso Valeu todas as gotinhas de suor em troca do Rum!

Jocas

Anónimo disse...

estou a ver que valeu....
vale sempre a pena, quando a alma não é pequena
:)

Hebitsukai disse...

És cá das minhas...das que acha que voar é prós pássaros! A mim não me apanhavam num ultraleve nem amarrado! Mas curiosamente adoraria saber pilotar Helicópteros...é a única aeronave que não me assusta!